sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Bye bye...


Durante uma semaninha este blog vai fechar para obras! Sol, areia, mar e bolinhas de berlim...me aguardem! :P

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Educação...Onde?


Estava eu muito descansadinha a jantar quando dou por mim a prestar atenção a uma das notícias que passava no Telejornal, ouvi algo como "Vão encerrar cerca de 700 escolas no início do ano lectivo".

Primeiro: Temos assim tanta escolas? :O

Segundo: Que será feito desses espaços? Vão ser deixados ao abandono o que acontece a quase tudo o que é património do Estado e não tem utilidade?

Terceiro: Lembram-se de avisar as pessoas do fecho das escolas dos seus filhos assim, a menos de um mês do início do ano lectivo?

Quarto: Podem-me dizer quantos kms é que algumas das crianças afectadas terão de percorrer, a mais, todos os dias?

Quinto: Sabem as implicações que isso pode ter no seio familiar? Sim, porque aposto que muitas das crianças terão de acordar quase uma hora mais cedo para se deslocarem para uma escola que em princípio ficará bem mais distante e assim sendo as famílias terão que se organizar.

Sexto: E transporte? É pago pelo Estado? Já que vão obrigar as criancinhas a mudar de escola acho que faz todo o sentido que se encarregue de pagar todas as despesas inerentes a isso.

Sétimo: "Queremos que as crianças das aldeias tenham as mesmas oportunidades que as das cidades!" WHAT? Eu também cresci numa aldeia, frequentei uma escola de aldeia com pouco mais de 30 alunos e estou a terminar a minha licenciatura.

Oitavo: QUANDO É QUE PORTUGAL FARÁ ALGUMA COISA DECENTE RELATIVAMENTE À EDUCAÇÃO? É que na minha humilde opinião as reformas na educação têm ido de mal a pior, os alunos são carregados com disciplinas que nada têm de produtivo (Área de projecto? Formação cívica? Estudo acompanhado?...pelo amor da santa, a maior parte dessas aulas são passadas na brincadeira, e não me venham com moralismos porque eu também por lá passei), passam os exames do 12º ano para menos de metade e facilitam e muito a vida aos alunos que nada estudam (exemplo: a minha irmã ingressará no início deste ano lectivo no nono ano, tinha amigos com mais de 6 negativas e sabem o que lhes aconteceu? Aprovaram, assim como um aluno que se esforça um ano inteiro para tirar boas notas e que estando o professor na dúvida entre o 4 e o 5 lhe espeta com um 4, mas um aluno que se balda o ano inteiro e chega ao final do ano com 6 negativas vai a reunião de turma, sai de lá com duas e fica aprovado. Parabéns, premiar a burrice e a falta de empenho é realmente a melhor opção).

E sabem qual é o maior problema no meio disto tudo? É que não vejo futuro melhor, toda a gente hoje em dia tem um canudo na mão (e contra mim falo), mas para quê?!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Between Concerts


Todas as pessoas que me conhecem sabem desta minha admiração exacerbada pelo David Fonseca, e não, não é de agora, já há largos anos que acompanho a sua carreira. Desde os Silence 4 que nunca mais lhe tirei a vistinha de cima, adoro a forma como as suas músicas se adaptam às mais variadas situações da nossa vida, a sua energia em palco é mágica e a sua simpatia para com os fãs é cativante!

Quem é que depois de um concerto em Sagres viaja para Vizela, a mais de 500km, dá outro concerto de quase duas horas e no final ainda abre a porta do backstage com um sorriso estampado no rosto e ainda tem tempo para receber os seus fãs?! O David Fonseca!

Podem dizer o que quiserem, mas na minha opinião ele é um dos melhores artistas portugueses, tem uma energia que nos transcende e de cada vez que assisto a um concerto dele acontece Magia! *
.A fotografia é da minha autoria e foi tirada no seu último concerto em Vizela

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Não sei bem...


Tenho vontade de escrever, mas não me sai nada. Podia falar das minhas férias fantásticas com as 5 Marias em Madrid, de como nos divertimos mesmo com um calor insuportável; de como a minha garganta ficou queimada de tanto beber água gelada; de como conseguimos visitar todos os monumentos importantes em 3 dias; de como os meus braços ficaram doridos por remar num dos barquinhos existentes no lago do Parque del Retiro; de como o coração se encheu de alegria quando encontramos a Tuna do ICBAS em pleno parque e de como soube bem ouvir uma seranata com as capas traçadas mesmo debaixo daquele calor infernal; de como soube bem passar horas à conversa com os membros da Tuna embaladas por músicas que nos são tão familiares; de como foi ridículo o nosso espanto quando entramos no nosso quarto no Hostel e nos deparamos com um elemento masculino vindo directamente de Bilbao; de como soavam estranhamente bem as conversas em espanhol, com uma pitada de inglês e com um bocadinho do nosso belo sotaque nortenho; de como custou ter de vir embora...mas como disse anteriormente, apesar de me apetecer escrever não dá pra exprimir tudo em palavras, as memórias são muito mais doces e recheadas de pormenores!*